Musicalização

Musicalização é o processo da Educação Musical que visa despertar as potencialidades da criança através da exploração do Universo Sonoro. A música é inerente à criança, faz parte do seu mundo desde o ventre materno.
Mesmo antes de nascer é acalentada com cantigas de ninar pela mãe e quando nasce, logo nos primeiros meses é comum a criança acompanhar com o corpo o ritmo da música.
A aula de musicalização para bebês tem os seguintes objetivos:
Desenvolver na criança o prazer de ouvir e fazer música,
Estimular a ligação afetiva entre a mãe e a criança (ou o adulto que cuida dela),
Proporcionar momentos de prazer entre a criança e a pessoa que ela ama,
Proporcionar à criança um ambiente tranqüilo e motivador onde ela terá maior liberdade para criar,
Estimular o canto e a fala através de canções do nosso folclore e canções didáticas,
Dar oportunidade à criança de ter contato com outras pessoas numa atmosfera expressiva e agradável,
Desenvolver a musicalidade, sensibilidade, percepção auditiva, psicomotricidade, senso rítmico e sociabilidade.
Na musicalização para bebês, as atividades são desenvolvidas em grupo de 3 à 8 crianças com um adulto acompanhante.
Todas as atividades são acompanhadas por canções cantadas pelo professor, pelos adultos e pelas crianças que já o puderem fazer.
À cada canção novos instrumentos de percussão são oferecidos às crianças para que elas possam acompanhar a pulsação da música.
O resultado positivo do trabalho desenvolvido depende em grande parte do interesse e participação do adulto que acompanha a criança à aula; o adulto é o modelo para a criança, pois ela aprende através da imitação.
Monica Ajej

Realizou seus estudos de piano erudito no Conservatório Dramático e Musical de São Paulo com a professora Brasilina Abrahão.
Durante 10 anos fez aperfeiçoamento com a pianista Valdilice de Carvalho e 4 anos de piano-jazz com o pianista Wilson Cúria.
Há 20 anos se dedica ao estudo e pesquisa sobre a metodologia musical infantil de forma lúdica e estratégias de ensino para crianças com necessidades especiais.
Participou dos seguintes cursos : I Simpósio de Educação Musical Especial, Arranjos Instrumentais para Aula de Música, Educação Musical – Recursos Lúdicos, Musicalização – Uma Nova Visão Psicopedagógica-Musical, Musicalização para Bebês – Método Gordon, Harmony and Improvisation, Didática Pianística Infantil, Estudos de Pedagogia Musical, Piano – Educação Emocional e Estética, entre outros.
Leciona no CMB as seguintes disciplinas : teoria musical, harmonia, pedagogia musical, história da música erudita e popular, análise musical e folclore.

Horário das Aulas

Ligar para a secretaria do CMB para se informar sobre os horários. 11-3731-7565