Violoncelo

Violoncelo O curso de violoncelo é dividido em duas etapas: curso preparatório com a duração média de seis anos e curso técnico com duração de três anos.
Serão abordados métodos diversos para a construção técnica no instrumento, apresentação do repertório do instrumento, além de abordagens históricas e estilísticas, teóricas ou composicionais, filosóficas e todo tipo de assunto que englobe o fazer musical neste instrumento.
Para frequentar a terceira etapa é necessário ter terminado o Ensino Fundamental e dar continuidade no Ensino Médio para poder, ao final dos três anos receber o Diploma de Técnico em Violoncelo.
Este diploma dá direito ao aluno de solicitar sua carteira na Ordem dos Músicos sem precisar fazer nenhum exame.
Diego Alves
Iniciou seus estudos de violoncelo aos 15 anos pelo Projeto Guri em Rio Claro, com a professora Alvima Calenda e de Teoria e Composição com o Maestro Pedro Cameron.
Teve aulas com Fábio Belluco e André Michelletti em Piracicaba, e em 2012, foi aprovado na USP no curso de bacharelado em violoncelo na turma de Robert Suetholz.
Transferiu o curso para composição em 2014, tendo aulas com Roberto Miranda e Silvio Ferraz.
Atualmente estuda violoncelo barroco (na prática de música antiga), onde tem aulas com João Guilherme de Figueiredo.
Participou de diversos grupos ao longo da carreira, entre eles Sinfônica de Limeira e Sinfônica de Rio Claro, Conjunto de Música Antiga da USP (regida por Judy Tarling e Malcon Bilson), na Orquestra de Música Antiga do Festival de Curitiba (Phoebe Carrai) e do Festival de Música Antiga da Emesp (2015 e 2016), Coral Municipal de Rio Claro, Coral de Câmara Comunicantus (USP), Grupo Sopro Continuum (grupo autônomo de música antiga) e outros.