Você sabia que o Piano tem mais de 6000 peças ?

flauta-doce1
Minha Doce Flauta Doce
4 de abril de 2016
violino1
Conheça o Violino
4 de abril de 2016

Você sabia que o Piano tem mais de 6000 peças ?

piano1

No ano de 1710 em Florenca, Itália, Bartolomeo Cristofori inventou um instrumento que seria o preferido de muitos compositores e apreciadores de música: o piano-forte. Inicialmente, ele recebeu este nome, pois era capaz de produzir sons suaves (piano) e intensos (forte), o que o diferia do seu antecessor, o Cravo. Este, por sua vez, surgiu no final do século XV e, no entanto, era impossível variar a sonoridade através do toque dos dedos – o fato de apertar as teclas com força ou de leve, pouca ou nenhuma diferença fazia para o resultado do som. No Cravo, ao percutir a tecla, as cordas são pinçadas ou beliscadas, tornando o timbre metálico.

A parte interna de um piano contém um mecanismo com mais de 6000 peças. Cada tecla aciona um martelo revestido de feltro que bate em uma corda de aço. A percussão na tecla pode ser feita com intensidades diferentes, auxiliando o pianista na sua interpretação. O piano possui 88 teclas, sendo 52 brancas e 36 pretas; possui 2 pedais – o esquerdo suaviza o som, tornando-o menos intenso, e o direito prolonga o som.

As partes que compõem o piano são: cordas de aço, teclado e martelos, chapa de ferro, tábua harmônica, móvel e pedais. Há dois tipos de piano: o de armário, com cordas verticais, é mais usado em residências e o de cauda, com cordas horizontais, é utilizado principalmente nas salas de concerto.

O piano passou por varias adaptações até chegar à forma que conhecemos hoje. Conseqüentemente, os compositores foram se adequando ao novo instrumento e compondo peças que extraíam todos os seus recursos. Assim era possível exprimir os mais distintos sentimentos: ternura, cólera, amor, ódio, dor e paixão. Vários compositores escreveram para o piano, dentre os mais conhecidos estão Haydn, Mozart, Beethoven, Liszt e Schumann. Mas a maior expressão musical deste instrumento, sem dúvida, foi o compositor polonês Chopin e suas baladas, polonaises, prelúdios e noturnos.

 

Mônica Ajej

psicóloga, pedagoga e pianista

Diretora do Conservatório Musical do Butantã

Comments are closed.